Aguarde...

Benvindos

Roteiro Turístico

O turismo nesta área está direcionado para e dependente dos recursos naturais, sendo o mar, a ria e a floresta os principais ativos e atrativos naturais do local. 

O património natural é assim o principal motivador do potencial turístico de São Jacinto sendo que esse património é essencialmente composto pela Reserva Natural presente na freguesia. 

A Ria, porta aberta para o Oceano, e a sua estreita ligação ao mar influenciaram, desde sempre, São Jacinto. Falar da Ria é falar de São Jacinto do seu sal e das suas marinhas, do moliço e do barco moliceiro, cujo colorido das proas e das rés dá outra vida à própria laguna. Na região podemos desfrutar de paisagens maravilhosas, nomeadamente  a Reserva Natural das Dunas e a praia de São Jacinto.

Aqui reside a melhor praia do Concelho de Aveiro, com um extenso areal, com balneários totalmente equipados, apoio de praia (café) e acesso para pessoas com limitações físicas, sendo única na Região.

Começando pelos acessos, São Jacinto está limitado a Este pela Ria, a Oeste pelo Oceano Atlântico e a Norte pela Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Situação que lhe confere características únicas, pois para chegar a esta localidade tem de ir de autocarro até ao Forte da Barra, seguindo uma travessia lindíssima na Ria de Aveiro de Lancha ou de Ferry-Boat (onde é possível fazer a travessia com o automóvel).

Um dos encantos do Concelho de Aveiro é a sua praia, óptimo local de lazer e excelente espaço para férias em qualquer época do ano. 

A praia de São Jacinto é uma das mais famosas praias do litoral português. 

De destacar que sendo a única freguesia do município banhada pelo mar é também obviamente a única composta por uma praia e esta tem uma capacidade para 1200 utentes para 18000m2 de área de uso balnear, ou seja, tem uma capacidade de carga de 15 m2/ utente. 

A Reserva Natural das Dunas de SãoJacinto (960 ha dos quais 210 ha de espaço marítimo) situa-se na ria de Aveiro, em estreita península arenosa a separar as águas salgadas e salobras a que o Vouga dá um tom adocicado.

O cordão dunar que se estende ao longo do Atlântico é consolidado por vegetação espontânea, como o Estorno, o Cardo-marítimo, a Soldanela, e confinado com uma área florestada com Pinheiro-bravo e Acácia a partir dos finais do séc. XIX, com o objetivo de fixar as areias.

Na frente oceânica podem-se observar aves marinhas, com destaque para as limícolas na época da migração. Os charcos ou pateiras que suportam variada vegetação aquática foram criados na década de 80 do séc. XX, para servirem de refúgio a uma colónia de garças. 

Um extenso passadiço, correndo entre as águas da ria e a praia que enfrenta os diversos humores do mar, faz-nos descobrir os atractivos de uma lingueta de terra que, no passado, já foi oceano.

Além dos pólos naturais despertadores de atracção, existem outros que também merecem um olhar - a igreja matriz (antiga ermida da Senhora das Areias) e o Cruzeiro, assim como motivos de índole gastronómica, onde brilha a caldeirada de peixe e enguias e o peixe assado na brasa. 

É de salientar também os trabalhos de artesãos relacionados com a ancestral pesca - bateira (para percorrer as águas pouco fundas da ria) e alfaias para pesca.

Para além da praia, São Jacinto dispõe de uma Piscina, que se encontra aberta durante a época balnear, a qual se encontra sob a gestão da Junta de Freguesia.

Os dois Parques de Campismo existentes, um municipal e outro particular, proporcionam uma interacção com a natureza, a custos mais acessíveis.

O Parque Municipal, sob a gestão da Junta de Freguesia, possuí boas condições ao nível das instalações, espaços amplos, muita sombra, enfim, as condições ideais para a passagem de férias e fins de semana. O facto do mesmo se encontrar a 10 metros da Ria, permite que todos aqueles que tenham uma paixão pela Ria e pela pesca, possam acampar e pescar, usufruindo das condições naturais que são oferecidas.

Durante a época balnear existem transportes de autocarro entre a freguesia e o Parque, existindo também um parque de aluguer gratuito de bicicletas (BUGAS).

FESTAS E EVENTOS

As festas religiosas normalmente não calham sempre nos mesmos dias, este ano será a primeira vez que se celebrará o dia de São Jacinto em Agosto e da santa padroeira , a festa é realizada no primeiro fim de semana de outubro.

•  26 Agosto 2018 - Dia de São Jacinto

•  1º fim de semana de outubro (caso não haja nada em contrário será 5,6 e 7 de outubro)

•  Feira semanal aos domingos à tarde, junto aos antigos estaleiros.

•  18 de fevereiro: celebração do 63º aniversário da freguesia 

•  Mercadinhos e outros eventos culturais (realizados pela Junta de Freguesia que serão divulgados com a devida antecedência)






Compartilhar titulo produto