Os cookies ajudam-nos a melhorar os nossos serviços. Ao navegar neste website, concorda com a nossa utilização de cookies. Saber mais. / Compreendi.
Adicionar aos favoritos Mapa do site Contacte-nos

Turismo

A Freguesia de São Jacinto, uma das catorze freguesias do Concelho de Aveiro, encontra-se situada numa península, ladeada pelo Oceano Atlântico e pela Ria de Aveiro.
São Jacinto tem uma área de 13,02 Kms2 e cerca de 1.200 habitantes.
O acesso à sede do concelho é assegurado diariamente por via aquática, através de "ferry" diários, que permite o transporte de passageiros e veículos, de lanchas e pela Estrada Nacional 327, que faz a ligação através de concelhos vizinhos, como são o da Murtosa e Estarreja.

São Jacinto é a única freguesia do concelho que dispõe de praia.
A Praia de São Jacinto é uma das mais bonitas praias do nosso país. Praia de excelente qualidade, galardoada com a atribuição da Bandeira Azul e Bandeira de Praia Acessível, apresenta um extenso areal, onde as dunas se revelam, a praia tem a sua beleza singular, entre as quais se diluem os passadiços de madeira que se confundem naturalmente. Parte da praia integra-se na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
Para quem parte à aventura e aqui chega, tem sem dúvida uma agradável surpresa, sobretudo pela paisagem de vegetação que casa com o límpido azul do mar.

Para além da praia, São Jacinto dispõe de uma Piscina, que se encontra aberta durante a época balnear, a qual se encontra sob a gestão da Junta de Freguesia.

Os dois Parques de Campismo existentes, um municipal e outro particular, proporcionam uma interacção com a natureza, a custos mais acessíveis.

O Parque Municipal, sob a gestão da Junta de Freguesia, possuí boas condições ao nível das instalações, espaços amplos, muita sombra, enfim, as condições ideais para a passagem de férias e fins de semana. O facto do mesmo se encontrar a 10 metros da Ria, permite que todos aqueles que tenham uma paixão pela Ria e pela pesca, possam acampar e pescar, usufruindo das condições naturais que são oferecidas.

Em termos turísticos, São Jacinto aguarda pelo início da construção do Porto de Abrigo para Pescadores, que trará de imediato o necessário Porto de Recreio. Este será o grande impulso a nível turístico, que permitirá que São Jacinto se desenvolva ao nível das outras instâncias turísticas.

Está também previsto a curto prazo construção de uma unidade hoteleira, que disponibilizará um número de quartos que permitirão que as pessoas que queiram conhecer melhor a freguesia o possam fazer sem que se tenham que deslocar para outros locais, como actualmente acontece, uma vez que a unidade hoteleira mais próxima situa-se a cerca de 8 km (www.jardinsdaria.com).

O comércio local está também a desenvolver-se, criando as condições para cada vez mais se adaptar ao turismo. São Jacinto possui alguns restaurantes de excelente qualidade, onde abunda o peixe fresco, as caldeiradas e o marisco.

São Jacinto também possui boas condições a nível desportivo. Para um viajante que queira passar uns dias no Verão, em São Jacinto, a utilização das piscinas proporciona momentos bastantes agradáveis, podendo ainda praticar ténis ou outros desportos colectivos, nas instalações da Junta de Freguesia, onde existe um campo de futebol 11 com relva natural.

A utilização gratuita das bicicletas tradicionais de Aveiro, denominadas "BUGAS", também estão disponíveis durante a época balnear, podendo ser utilizadas dentro da localidade.

O parque de lazer, bastante conhecido, denominado "CASA ABRIGO", situado a cerca de 3 km do centro da freguesia, é um local bastante aprazível, para almoços de grupos que podem ir até às 150 pessoas, numa completa interacção com a floresta e a Ria.

É também possível em São Jacinto gozar das melhores qualidades da Ria. Existem percursos turísticos a cargo da empresa Oceanáutica (www.oceanautica.pt)  que proporciona a todos os interessados viagens turísticas pela Ria, bem como deslocações periódicas a zonas piscatórias no Oceano, estas para os amantes da pesca.

É possível, também em São Jacinto passear a pé pela Marginal, junto à Ria, bem como efectuar percursos pelas ruas da freguesia, sempre com destino ao Mar ou à Reserva Natural. Estes passeios, em dias de temperatura agradável, proporcionam momentos únicos em que se envolve a natureza e a Ria, numa harmonia de paz e de lazer.

Uma visita a São Jacinto, merece uma visita à Reserva. Percorrer os trilhos da Reserva é caminhar numa agradável paisagem litoral. É contemplar o mar, em locais selvagens, onde a vegetação dunar nos surpreende. É observar aves migratórias ou outras espécies interessantes no seu habitat natural.
As DUNAS DE SÃO JACINTO, uma relíquia deste ecossistema tão característico da Beira Litoral, estão associadas a uma mata centenária onde se pode apreciar uma grande variedade de fauna e flora. A Reserva estende-se por uma grande área, entre o mar e a Ria, num perfeito estado de conservação.
A zona da Mata irá causar surpresa. Plantada há mais de um século para proteger o interior do avanço das areias sob acção do vento. Os locais de observação, estrategicamente colocados em cenários de grande beleza, fazem as delícias dos observadores de aves, nomeadamente da avifauna aquática, que se refugia e nidifica na pateira. No centro de interpretação, poder-se-á tomar contacto com as actividades de educação ambiental organizadas pela Reserva.

Por tudo isto, não seria demais convidá-lo a vir conhecer esta localidade e apresentar neste site as suas observações, reparos e sugestões, porque para nós, a cada dia que passa, é importante termos a opinião de cada visitante, para podermos fazer mais e melhor e se possível melhorar o que efectivamente não está bem.

Esperamos por si.

Muito obrigado.