Os cookies ajudam-nos a melhorar os nossos serviços. Ao navegar neste website, concorda com a nossa utilização de cookies. Saber mais. / Compreendi.
Adicionar aos favoritos Mapa do site Contacte-nos

A Freguesia

São Jacinto é uma das catorze freguesias que constituem o concelho de Aveiro.
A freguesia, com uma área de 1.302 ha, e cerca de 1.200 habitantes, obteve a sua emancipação em 16 de Fevereiro de 1955, após a publicação do Decreto-Lei nº 40065.

São Jacinto situa-se numa língua de terra ladeada pelo Oceano Atlântico, onde predomina a tão conhecida "Praia de São Jacinto", de areais limpos e extensos, e pela Ria de Aveiro, onde a beleza natural é abundante. Os acessos fazem-se através da Estrada Nacional 327 ou através de barco ou Ferry-Boat, com ligação à sede de concelho.

A ordenação heráldica do brasão e bandeira, foram publicados em Diário da República, III Série de 31 de Maio de 2000, sendo:

Armas - Escudo de azul, navio bacalhoeiro de ouro, com três mastros, aparelhado e vestido de prata, enfunado e vogante num mar ondado de prata e verde encimado por um jacinto de prata, folhado do mesmo, em chefe. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro: " S. JACINTO - AVEIRO ".
Bandeira - De amarelo, cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

São Jacinto não possui indústria. As maiores entidades empregadoras da freguesia são a área Militar, a Junta de Freguesia e a Reserva Natural. O Turismo também emprega grande número de pessoas, sendo, no entanto, fora da freguesia que a maior parte dos habitantes procura emprego.


Ao nível da educação, São Jacinto dispõe de uma escola do 1º Ciclo e dois infantários, um particular e outro público, garantindo-se assim, o acompanhamento e educação das nossas crianças. Na Junta de Freguesia funciona o serviço Aveiro-Digital, com ligação gratuita à Internet para todos os interessados, bem como um espaço jovem, no âmbito do projecto "Ria". Existe, também uma biblioteca que se encontra aberta todos os dias.

São Jacinto dispõe de uma Extensão de Saúde já com alguns anos, mas bem cuidada, que permite as melhores condições aos utentes. A nível de segurança e protecção civil, São Jacinto dispõe de uma Secção de Bombeiros a funcionar em instalações cedidas gratuitamente pela Junta de Freguesia.

As instalações desportivas também são suficientes, existindo um campo de futebol 11 relvado e um pelado, um pavilhão, ginásio com sala de musculação, piscinas, balneários, e dois polidesportivos exteriores.

A Igreja Paroquial que hoje existe, reconstruída no Séc. XVII e também em 1999, de forma poligonal é das poucas existentes no nosso país. A devoção e romagem que se verifica por altura das Festas em honra de Nossa Senhora das Areias demonstram a fé que existe na padroeira da freguesia.

Ao nível associativo, São Jacinto tem quatro colectividades ligadas ao desporto e à cultura, cada uma no seu âmbito, que muito têm contribuído para que os jovens possam praticar o seu desporto favorito.

Ao nível do lazer, São Jacinto dispõe de um espaço único que é conhecido como "CASA ABRIGO". Este espaço que pode ser alugado, serve para confraternizações, podendo albergar até 150 pessoas que podem passar um dia agradável, num contacto permanente com a mata e a Ria.

A Avenida Marginal continua a ser o lugar por excelência, mais visitado. O natural contacto com a Ria faz antever a construção do Porto de Abrigo para Pescadores e o Porto de Recreio, cujas obras deverão acontecer em breve. A valorização que a Ria terá com estas novas infra-estruturas é, por si só, um prenúncio de mais desenvolvimento e mais turismo.

Por último, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, Património Universal, é das mais concorridas e visitadas a nível nacional. Conhecida nos quatro cantos do mundo, a Reserva é única na sua espécie.

Hoje, São Jacinto é algo único na nossa natureza. Interessa preservar, mas também interessa fazer crescer.